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Quais o requisitos para utilizar o Game Maker Studio 2?

Se você chegou até aqui, posso afirmar com toda certeza de que é um fã de jogos de vídeo game e que está em busca de aprender a como desenvolver jogos para computador, consoles e até mesmo jogos mobile, não é mesmo?

Bom, espero conseguir ajuda-lo nessa saga, lhe apresentando os requisitos básicos para se iniciar com o Game Maker Studio 2!

Vamos nessa?

Primeiramente é de extrema importância que você entenda que o Game Maker possui diversos tipos de licenças que são:

  1. Licença do Tipo Trial ( Testes ) – Ao se registrar na YoYo Games você automaticamente recebe uma licença de teste totalmente gratuita por 30 dias, tal licença serve para que você possa experimentar o software GameMaker Studio 2,  para só então você poder se decidir quais das diferentes versões comprar e dependendo de quais forem as suas necessidades, vale ressaltar que a licença de teste oferece a você acesso completo ao software GameMaker Studio 2 o qual pode ser executado em um macOS ou em Windows, mas é claro limitado ao uso máximo de 30 dias. Após este período, você precisará atualizar para uma das licenças pagas. Observe que a licença de teste tem as seguintes limitações de uso:
    • Ela só permite o acesso ao Game Maker Studio por 30 dias a partir da data em que você ativou sua conta YoYo através do seu e-mail de confirmação.

    • Você não pode exportar ou executar o processo de compilação para um plataforma final.

    • Você não tem acesso para testar as exportações de destino “YYC” de alto desempenho.

    • Você não pode desativar as notificações do IDE sobre a expiração da licença de teste.

    • Você não pode criar uma conta de editor do Marketplace.


  2. Licença de Criador (Creator):
    • Com a versão Criador do GameMaker Studio 2, o limite de 30 dias da Licença de Teste é removido e você pode exportar seus jogos para a plataforma escolhida, que pode ser MacOS ou Windows . A plataforma de destino disponível dependerá da versão da IDE que você comprou ( Creator para macOS ou Creator para Windows ) e usará a VM (um executor + código interpretado) para executar e construir seus jogos.  Observe que há dois limites impostos na licença do Criador:

      • Você não pode alterar a tela inicial padrão de quando o jogo está carregando.

      • Você não tem acesso para construir seus projetos usando as exportações de destino “YYC” de alto desempenho.


  3. Licença Desktop:
    • Com a versão Desktop do GameMaker Studio 2, todas as limitações da Licença de Teste são removidas e você pode compilar projetos para os seguintes destinos Desktop:

      • Windows, Mac OS, Ubuntu:

        • Todos os destinos vêm com duas opções de compilação, uma é a VM que usa um executor e código interpretado e a outra que é o YYC (YoYo Compiler) que cria o código nativo e um executável compilado. Observe que a opção YYC exigirá configuração extra.


  4. Licença WEB: 
    • Com a Web do GameMaker Studio 2, todas as limitações da Licença de Teste são removidas e você pode compilar projetos para HTML5 .

      • Os jogos são compilados usando JavaScript.


  5. Licença Amazon Fire:
    • Com a versão Amazon Fire do GameMaker Studio 2, todas as limitações da licença de teste  são removidas e você pode compilar projetos para o destino Amazon Fire .

      • Os jogos são compilados usando o Android SDK e podem ser compilados usando o VM (um runner com código interpretado) ou o YYC (YoYo Compiler que cria código nativo).


  6. Licença Mobile:
    • Com a versão mobile do GameMaker Studio 2, todas as limitações da Licença de Teste são removidas e você pode compilar projetos para os seguintes destinos:

    • Android, Amazon Fire, iOS, tvOS

    • Todos os destinos vêm com duas opções de compilação, uma é a VM que usa um executor e código interpretado e a outra é o YYC (YoYo Compiler) que cria o código nativo e um executável compilado.


  7. Licença UWP:
    • Com a versão UWP do GameMaker Studio 2, todas as limitações da Licença de Teste são removidas e você pode compilar projetos como executáveis ​​compatíveis com UWP. Esses executáveis ​​podem ser configurados para execução em uma das três plataformas UWP:

    • Windows 10 Desktop, Windows 10 Mobile, XBox One

    • O destino UWP vem com duas opções de compilação, uma é a VM que usa um executor e código interpretado e a outra que é o YYC (YoYo Compiler) que cria o código nativo e um executável compilado.


  8. Licença Consoles:
    • Com a versão de Consoles do GameMaker Studio 2, todas as limitações da Licença de Teste são removidas e você pode compilar projetos para as seguintes plataformas de destino.

    • XBox One, PlayStation 4, Nintendo Switch

    • Cada um dos destinos do console vem com duas opções de compilação, uma é a VM que usa um executor e código interpretado e a outra que é o YYC (YoYo Compiler) que cria o código nativo e um executável compilado.


  9. Licença para Estudantes / Professores:
    • O GameMaker Studio 2 também pode ser usado em um ambiente universitário. Para obter mais informações sobre isso, entre em contato com a YoYo Games através do Portal de Educação da YoYo Games .

Já possui a sua licença? Então vamos para os Requisitos!

O GameMaker Studio 2 é projetado para uso em computadores desktop com as seguintes especificações mínimas:

  • Para o Windows plataforma, você precisará ter a seguinte configuração básica:
    • CPU Dual Core 64 bits compatível com Intel
    • 2 GB de RAM
    • Placa gráfica compatível com DX11
    • Microsoft Windows 7 de 64 bits
    • Pelo menos 3 GB de espaço livre no disco rígido

Quanto as especificações recomendadas são:

    • CPU quad core 64 bits compatível com Intel
    • 8 GB de RAM
    • Placa gráfica baseada em DX11
    • Microsoft Windows 10 de 64 bits
    • Disco Rígido SSD

Para o macOS, você precisará ter pelo menos as seguintes especificações mínimas:

    • Mac OSX El Capitan ou superior
    • Um processador Intel Dual Core i3
    • 4 GB ou mais RAM
    • Xcode 7 ou superior

Quanto as especificações recomendadas são:

    • Mac OS
    • Um processador Intel Quad Core i5
    • 8 GB de RAM
    • Disco Rígido SSD

Então é isso pessoal, no post de hoje, sobre Game Maker, aprendemos sobre as licenças do Game Maker Studio e quais os requisitos básicos para executar o software.

Atenção, este post é uma tradução direta da documenta do Game Maker Studio 2 para o idioma Português Brasil, tal post tem a intenção de compartilhar conhecimento e auxiliar o publico brasileiro no desenvolvimento de jogos e consumo de informações para aprendizado.
Attention, this post is a direct translation of the Game Maker Studio 2 document into the Brazilian Portuguese language, this post is intended to share knowledge and assist the Brazilian public in developing games and consuming information for learning.