Introdução ao Java
A inovação das linguagens de computador sempre foi impulsionada por dois fatores: a melhoria na arte de programar e mudanças no ambiente da computação. Java não é uma exceção. Com base no rico legado herdado da linguagem C e C++, O Java acrescenta refinamentos e características que refletem o estado atual da arte na programação. Respondendo à ascensão do ambiente on-line, Java oferece recursos que simplificam a programação para uma arquitetura altamente distribuída.
Java foi concebido por James Gosling, Patrick Naughton, Chris Warth, Ed Frank e Mike Sheridan na Sun Microsystems em 1991. Esta linguagem foi inicialmente chamado de “Oak”, mas foi rebatizada de “Java” em 1995. Surpreendentemente, o ímpeto original para Java não era a Internet! Em vez disso, a motivação primária foi a necessidade de uma linguagem independente de plataforma que pode ser utilizada para criar um software para ser incorporado em vários dispositivos electrónicos, como torradeiras, fornos de microondas, e controles remotos. Como você provavelmente pode imaginar, existe muitos tipos diferentes de CPUs. O problema era que (na época) a maioria das linguagens de computador foram concebidas para serem compiladas para um alvo específico, como por exemplo computadores. Por exemplo C++. Embora fosse possível compilar um programa C++ para praticamente qualquer tipo de CPU, ao fazer isso era necessário um compilador completo C++ direcionado para essa CPU.
O problema, no entanto, é que os compiladores são caros e muito demorado para criar. Em uma tentativa de encontrar uma solução melhor, Gosling e outros trabalharam em uma linguagem multi-plataforma portátil que poderia produzir um código que seria executado em uma variedade de CPUs e em ambientes diferentes. Este esforço levou à criação de Java.
O que antes era um irritante, mas um problema de baixa prioridade tornou-se uma necessidade de alto perfil. Em 1993 tornou-se óbvio para os membros da equipe do projeto Java que os problemas de portabilidade frequentemente encontrados, durante a criação de código para controladores incorporados também são encontrados ao tentar criar código para a Internet. Essa percepção fez com que o foco da linguagem Java mudasse para a programação na Web.
Como Java está relacionado com C e C++
Java está directamente relacionado com C e C ++. Java herda a sintaxe de C. Seu modelo de objeto é uma adaptação do C++. A relação de Java com C e C++ é importante por várias razões. Em primeiro lugar, muitos programadores estão familiarizados com a sintaxe C / C++. Isto torna mais fácil para um programador C / C++ para aprender Java e, inversamente, para um programador Java aprender C / C++.
Em segundo lugar, os designers do Java não “reinventaram a roda”. Em vez disso, eles refinaram ainda mais um paradigma de programação já altamente bem sucedido. A era moderna da programação começou com C. Ele mudou-se para C++, e agora para Java. Herdando e construindo sobre essa rica herança, Java fornece um poderoso ambiente de programação, logicamente consistente que leva o melhor do passado e adiciona novas funcionalidades requeridas pelo ambiente online. Talvez o mais importante, por causa de suas semelhanças, C, C++, Java defini um quadro comum, conceptual para o programador profissional. Os programadores não enfrentam grandes problemas quando mudam de uma língua para outra. Uma das filosofias de design centrais de C e C++ é que o programador está no comando! Java também herda esta filosofia. Exceto por essas restrições impostas pelo ambiente de Internet, Java dá ao programador, o controle total. Se você programar bem, seus programas refletem bem. Se você programar mal, seus programas refletiram mal. Dito de outro modo, Java não é uma linguagem com rodinhas. É uma linguagem para programadores profissionais.
Java tem um outro atributo em comum com C e C ++: ele foi projetado, testado e refinado por, programadores de trabalho reais. É uma linguagem baseada nas necessidades e experiências das pessoas que conceberam-lo. Não há melhor maneira de produzir uma linguagem de programação profissional de alto escalão.
Como Java esta relacionado ao C
Alguns anos após a criação da linguagem Java, a Microsoft desenvolveu a linguagem C#. Isso é importante porque C# está intimamente relacionado com Java. Na verdade, muitos dos recursos do C# estão diretamente ligados a linguagem Java. Java e C# compartilham a mesma premissa do C++, suporte distribuído a programação, e utilizar o mesmo modelo de objeto. Há, é claro, diferenças entre Java e C#, mas o geral “look and feel” das línguas é muito semelhante. Isto significa que se você já sabe C#, então aprender Java será especialmente fácil. Inversamente também, se C# é o seu futuro, então o seu conhecimento de Java virá a calhar. Dada a semelhança entre Java e C#, podemos naturalmente perguntar: “Será o C# o substituto da linguagem Java?” A resposta é Não. Java e C# são otimizados para dois tipos diferentes de ambientes da computação. Assim como C++ e Java vão coexistir por um longo tempo, assim será o C# e Java.
Contribuição do Java para a Internet
A Internet ajudou a catapultar o Java para a vanguarda da programação, e Java, por sua vez, teve um efeito profundo sobre a Internet. Além de simplificar a programação web em geral, Java inovou um novo tipo de programa de rede chamado applet que mudou a forma como o mundo online pensava sobre o conteúdo. Java também abordou algumas das questões mais espinhosas associadas com a Internet: portabilidade e segurança. Vamos olhar mais de perto cada uma delas no próximo post sobre Java.